Para ter $uce$$o, pense como um Vendedor!

04/04/2011 00:41

            Em geral, o profissional de Educação Física se preocupa, sobretudo, com a organização do evento, deixando em segundo plano a venda e o retorno que o patrocinador irá obter. Tal fato sucede tanto em função do desconhecimento das ferramentas do Marketing Esportivo, quanto pela exigência da vida acadêmica; neste último caso, a grande maioria das disciplinas pleiteia o atendimento ao aluno e, quase nunca, ao cliente. Geralmente, o profissional de Educação Física é contratado apenas para executar o evento, ficando fora da venda do projeto. Erro deste profissional? Não. Apenas a carência de um aprendizado específico, na faculdade, para a percepção do valor da venda. Essa parte, altamente rentável, cabe, portanto, aos publicitários, administradores e profissões afins.

            É importantíssimo que pensemos na melhoria das valências físicas, propiciando a participação do indivíduo; contudo, quando o assunto é conseguir um patrocínio, urge pensar em como aumentar o retorno promocional do patrocinador.

"O melhor vendedor do mundo é um cliente encantado" (Sérgio Almeida, consultor brasileiro)

L&M Administração Esportiva

Referências Bíbliográficas:

DERZI, Tufic. Comunicação e Negociação em Eventos Esportivos. Rio de Janeiro: 2ª ediação. Sprint, 2008. 14p.