Eventos

01/07/2010 00:00

  

Possivelmente, um dos mais antigos eventos da epopéia humana na terra ocorrido há milhões de anos quando um primitivo grupo de humanos se reuniu para comemorar uma caça. Os eventos possuem suas origens na antiguidade e vivenciaram diversos periodos da história da civilização humana chegando até nossos dias. Nesse caminho, foram marcantes as influências econômicas, sociais e políticas das sociedades representativas de cada época e que pode ser observadas nos nossos dias. Tornaram-se hoje, uma importante atividade econômica, esportiva e social, fatores que fazem deles um acontecimento que merece um refinado tratamento profissional

O Evento vem da capacidade do homem de criar, nasce com uma idéia, muitas vezes simples, e vai ganhando contornos a atingir proporções internacionais. Hoje, é um veículo de comunicação de forte apelo em todas as camadas sociais. É conceituado e amplamente aceito pela sociedade.

Podemos definí-lo da seguinte maneira: Evento é um acontecimento previamente planejado, com objetivos claramente definidos. Tem um perfil marcante: esportivo, social, cultural, filantrópico, religioso, entre outros. Sua realização obedece a um cronograma e uma de suas metas é a interação entre seus participantes, público, personalidades e entidades.

Uma outra definição é: Evento é um conjunto de ações profissionais previamente planejadas que segue uma sequencia lógica de preceitos e conceitos administrativos, com o objetivo de alcançar resultados que possam ser qualificados e quantificados junto ao público alvo.

Acreditamos que a manifestação do homem, através dos eventos, é uma necessidade histórica, exemplos de grandes eventos da humanidade existem aos milhares. Provavelmente a existência do evento tenha vindo da necessidade do homem congregar pessoas, viver em grupos, compartilhar emoções, comemorar vitórias, homenagear feitos memoráveis, entre outros.

A história nos mostra exemplos que incentivaram a evolução dos eventos, tanto no seu aspecto formal como no informal. Podemos imaginar como deve ter sido formal a cerimônia de inauguração das pirâmides, "dê ao povo pão e circo que eles não terão motivos para revolta". O circo daquela época era um evento informal, apesar do seu uso político.

A maior contribuição na organização de eventos esportivos vem dos Jogos Olímpicos. Foram 1170 anos de Jogos Olímpicos que começaram em 776 a.C., e só terminaram no ano de 393 d.C. quando a Grécia foi conquistada pelos Romanos. Acredita-se que os Jogos Olímpicos foram os primeiros eventos esportivos com critérios organizacionais detalhados servindo, deste modo, de modelo para várias festas esportivas da época e padrão técnico e organizacional para a maioria dos eventos antigos e contemporâneos.

Os Jogos Olímpicos só recomeçaram em 1896, pelas mãos de Pierre de Fréddy (conhecido por Barão de Coubertin, ele também criou o Comitê Olímpico Internacional - COI) e se nenhum "Imperador" interromper o novo ciclo olímpico estaremos a caminho de igualar o recorde de duração dos jogos do planeta Terra lá no longínquo ano de 3066.

L&M Administração Esportiva

Referências Bíbliográficas:

POIT, Davi rodrigues. Organização de Eventos Esportivos. São Paulo. Phorte Editora Ltda, 2004. 215p.